História do Grupo


    O Grupo de Orientação aos indivíduos acometidos por doenças crônicas surgiu no segundo semestre de 1996 durante o estágio curricular do curso de Terapia Ocupacional da UFMG.No grupo são atendidos clientes com problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, doenças de trabalho, entre outros. Os clientes com Artrite Reumatoide recebiam as mesmas orientações dos outros clientes, daí surgiu a ideia de montar um grupo. 
    A princípio as reuniões do Grupo aconteciam no Ambulatório Bias Fortes, onde permaneceu por alguns anos, mas devido à falta de espaço, o Grupo mudou-se para o Ambulatório Borges da Costa, onde permaneceu por mais algum tempo, mas devido à problemas na estrutura física do local, como o tamanho da sala em que o grupo se reunia e a presença de escadas que dificultava o acesso dos participantes, o grupo passou a se reunir no Laboratório do Movimento da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , onde as reuniões acontecem atualmente. 
    No primeiro semestre de 2010, O Grupo de Orientação aos Indivíduos Acometidos por Doenças Reumáticas, passou a se chamar Grupo de Orientação e Autocuidado à Indivíduos Acometidos por Doenças Crônicas. A mudança ocorreu devido à grande demanda de outros pacientes não portadores de doenças apenas reumáticas, mas de outros tipos de doenças crônicas, e que possuiam a mesma necessidade de aproximação entre pessoas com o mesmo problema, de busca de informações e escolhas de estratégias eficazes para enfrentamento de suas doenças.  
    O Grupo é um Projeto de Extensão do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. No primeiro semestre de 2011, ele se juntou a mais dois projetos de extensão da universidade: o projeto Vale a Pena Viver do Departamento de Terapia Ocupacional e o projeto Corpo Vivo do Departamento de Fisioterapia. Juntos, os três projetos de extensão compõe o Programa Funcionalidade e Participação em Saúde. 
    O Grupo de Orientação e Autocuidado à Indivíduos Acometidos por Doenças Crônicas se reúne com o objetivo de fortalecer as relações entre os pacientes portadores de doenças crônicas buscando nessa interação e apoio mútuo a troca de experiências que possibilitem a melhor aceitação da doença. Além disso, busca novas possibilidades de enfrentamento da doença e um melhor desempenho dos papeis ocupacionais, para alcançar assim uma melhor qualidade de vida. 
    As reuniões acontecem semanalmente às sextas-feiras no horário de 10h às 11h30min no Laboratório do Movimento na Faculdade de Medicina da UFMG. Durante as reuniões os participantes recebem informações e esclarecimento sobre a saúde, o autocuidado e a melhor convivência com os sintomas e sequelas das doenças crônicas, sobre o tratamento medicamentoso e sobre os seus direitos e deveres como paciente; recebem orientações sobre métodos de proteção articular e conservação de energia e informação sobre alimentação e atividades físicas. Realiza-se também exercícios terapêuticos de relaxamento e alongamento, atividades de socialização e lazer e outros assuntos que surgem a partir das necessidades e interesse dos participantes.  
    Nos encontros estão presentes uma professora do Departamento de Terapia Ocupacional, um aluno bolsista e voluntários, dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional. Além disso, o Grupo também conta com a colaboração de outros profissionais de saúde convidados para palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário